quinta-feira, 17 de junho de 2010

Flores Desidratadas


Sempre quando recebo buquês de flores naturais, me dá uma vontade de preservá-las para sempre. Um dos recursos que podemos utilizar é desidrata-las e fazermos poup pourri com flores e pétalas para perfumar ambientes, roupas, fazer saches, colocar em vasos para decoração, aplicar em artesanato, entre outras aplicações. Existem várias técnicas para desidratar flores, secar ao ar livre, microondas, forno elétrico. Portanto mãos a obra seguindo os passos a seguir é possível conservar as suas flores por muito mais tempo.

1. Corte os caules até uma altura desejada, (não deixando-os muito longos) e retire as folhas em excesso;
2. Separe em pequenos maços, amarrando-os em elásticos,
3. Pendure-os de cabeça para baixo, prendendo-os em ganchos e de preferência em lugares escuros para que as cores sejam preservadas;
4. Evite que as flores que fiquem expostas a luz solar direta ou lugares úmidos;
5. É importante que no local que suas flores estejam penduradas exista uma boa circulação de ar;
6. Após duas a três semanas suas flores devem estar secas.

Esta técnica é mais indicada para flores mais robustas ou muito pequeninhas, não é indicado para flores muito delicadas. Para que a durabilidade das flores desidratadas sejam maiores evite exposição direta ao sol ou excessivo calor. Para limpeza utilize o secador de cabelo na posição frio e há uma distância aproximada de 30cm. Se caso você souber de alguma outra técnica ou dica de secagem e quiser pode enviar por email que publicarei nos próximos posts.

Fonte:
Method for Drying and Storing Dry Flowers and Leaves e Florencanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário