No site da Molly Hatch você poderá encontrar além das suas obras, alguns artigos publicados em revistas descrevendo os passos para elaboração da peças em cerâmica. Vale pena ler e conhecer mais.
terça-feira, 29 de junho de 2010
Uma moldura para uma bela arte
No site da Molly Hatch você poderá encontrar além das suas obras, alguns artigos publicados em revistas descrevendo os passos para elaboração da peças em cerâmica. Vale pena ler e conhecer mais.
domingo, 27 de junho de 2010
Pintando em Porto Alegre
terça-feira, 22 de junho de 2010
Exposição em Porto Alegre
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Flores Desidratadas
Sempre quando recebo buquês de flores naturais, me dá uma vontade de preservá-las para sempre. Um dos recursos que podemos utilizar é desidrata-las e fazermos poup pourri com flores e pétalas para perfumar ambientes, roupas, fazer saches, colocar em vasos para decoração, aplicar em artesanato, entre outras aplicações. Existem várias técnicas para desidratar flores, secar ao ar livre, microondas, forno elétrico. Portanto mãos a obra seguindo os passos a seguir é possível conservar as suas flores por muito mais tempo.
1. Corte os caules até uma altura desejada, (não deixando-os muito longos) e retire as folhas em excesso;
2. Separe em pequenos maços, amarrando-os em elásticos,
3. Pendure-os de cabeça para baixo, prendendo-os em ganchos e de preferência em lugares escuros para que as cores sejam preservadas;
4. Evite que as flores que fiquem expostas a luz solar direta ou lugares úmidos;
5. É importante que no local que suas flores estejam penduradas exista uma boa circulação de ar;
6. Após duas a três semanas suas flores devem estar secas.
Esta técnica é mais indicada para flores mais robustas ou muito pequeninhas, não é indicado para flores muito delicadas. Para que a durabilidade das flores desidratadas sejam maiores evite exposição direta ao sol ou excessivo calor. Para limpeza utilize o secador de cabelo na posição frio e há uma distância aproximada de 30cm. Se caso você souber de alguma outra técnica ou dica de secagem e quiser pode enviar por email que publicarei nos próximos posts.
Fonte: Method for Drying and Storing Dry Flowers and Leaves e Florencanto.
domingo, 13 de junho de 2010
Vasos Incomuns
Ou quem sabe um vaso em formato de pastel, diferente!!!
sábado, 12 de junho de 2010
Romantismo no Ar
Feliz Dia dos Namorados, para todos.
Presentes legais para pessoas especiais. Inspire-se!!!
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Cerâmica Italiana
Em Deruta, uma cidade Italiana localizada na provincia de Perugia, região da Umbria existe uma das mais antigas e importantes fábricas de cerâmica da Europa. Transformando argila em belas peças, o processo é quase todo artesanal. Em tornos através das mãos de torneiros as peças são modeladas, após esta etapa esperam secar em torno de 15 dias para que possam serem levadas em fornos para sofrerem a primeira queima, a segunda etapa consiste em esmaltá-las em tanques por imersão. Na terceira e a quarta etapa as peças são pintadas e decoradas manualmente. São produzidos pratos, tigelas, vasos e utensílios com as mesmas técnicas utilizadas por ceramistas da região há quase 500 anos. Confiram vocês mesmos, a riqueza dos detalhes e como são peças inspiradoras.
terça-feira, 8 de junho de 2010
Pintando com caneta de Bico de Pena
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Um bouquet para você!!!
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Conversando com Bella Souza
Amora com Pitanga: Bella, poderias nos contar como começou este amor pela cerâmica?
Bella: Na minha volta ao sul, Pelotas, tive que me adaptar as minhas possibilidades de espaço para poder dar continuidade a minha arte portanto, utilizei a sacada do meu apartamento transformando-a em um pequeno atelier. É nele que faço meus experimentos.
Amora com Pitanga: Como surgiu esta idéia de utilizar os guardanapos de crochê e a renda Bilro nas tuas obras?
Amora com Pitanga: Quais foram as principais dificuldades ou desafios que tivestes de superar para modelar na cerâmica?
Bella: Minha maior dificuldade continua sendo espaço, ou seja, necessito de um forno para queima da argila. Mas encontrei aqui em Pelotas ceramistas que me alugam as queimas mas mesmo assim fico na dependência do tempo delas.
Amora com Pitanga: O que te inspira a fazer peças tão lindas na cerâmica?
Bella: Valor estimativo, ou seja, cada peça foi criada a partir do trabalho de uma outra. Das rendas e bordados feitos à mão quanto lencinhos e paninhos feitos à maquina.